Como Montar a Lancheira dos Nossos Filhos?

Tem dúvidas de como montar a lancheira do seu filho? Depois de ler esse texto você vai tirar isso de letra!! Pode confiar!

Sempre tive dúvidas de como me organizar para montar a lancheira do João. Quando ele estudava a tarde era mais fácil, já que tinha a manhã toda para fazer alguma coisa. Quando ele passou a estudar de manhã, as primeiras semanas foram caóticas… Como não tinha nenhum planejamento, acabava mandando o que tinha e as vezes, tinha que sair mais cedo de casa para passar na padaria e comprar alguma coisa… resultado: estresse, mais dinheiro gasto e menos qualidade no que era mandado…

Depois que comecei a fazer esse calendário, raramente tenho problemas, já que tudo é organizado com antecedência! Incluo o que preciso comprar na lista semanal de compras e pronto… tudo programado!

Claro que sempre tenho uns coringas em casa, porque ninguém está livre de perder a hora e não ter tempo de fazer o suco natural ou de picar a fruta… mas vou falar disso um pouco mais adiante!!

Pra começar, vou deixar para vocês o mural que eu uso e tenho sempre no meu “escritório”. Faço o cardápio das refeições da família (vou postar ele na próxima semana) e faço também esse para o Joao.

 

Clica aqui e baixe a versão em pdf e em branco para você poder usar também. Mãe de menina? Tem a versão em rosa também rs…. Clique aqui.

Nao quer imprimir um monte de folhas? Dica de como fazer um quadro em que você escreve e depois apaga. Passa a passo aqui.

Foto: infarrantlycreative.net

 

Cardápio na mão, agora vamos as opções que podem ser mandadas:

A lancheira do João é basicamente composta de: 1 carboidrato, 1 fruta e 1 bebida. A base é essa. Vamos falar de cada um:

 

O que colocar na lancheira – Carboidratos:

Eu divido as opções de carboidratos pelos dias da semana, assim é mais fácil manter a organização.

Voce pode mandar bolos, pães (com requeijão, geleia, nutella caseira, queijo, presunto, peito de peru, patê de frango, de atum…), rap10 com frios ou patês, pão de queijo, biscoito de polvilho, bolachas (não recheadas de preferencia), torradas, esfiha assada, pastel assado, waflle, pipoca (de milho ou canjica), snacks mais saudáveis (a Mãe Terra tem ótimas opções: linha Tribos, Cookies,  Salgadinhos).

Se voce fizer bolo no domingo, teste se sua receita pode ser congelada. Sim, congelar bolo é uma mão na roda!! Olha aqui essa dica.

Se voce, como eu, faz compras semanais, já inclua na lista os produtos que você vai precisar para montar a lancheira da próxima semana.

 

O que colocar na lancheira – Frutas:

Aqui vale fruta seca também! Esse é um coringa aqui em casa… Joao gosta muito, então sempre tenho uva passa, damasco seco, cramberry, banana passa. Uma vez por semana eu mando, mas sempre tenho em casa para aqueles dias em que você acorda atrasada… não dá trabalho nenhum, é só colocar no potinho! Eu aproveito e mando algumas castanhas de caju junto. São ótimas!!

Para as frutas in natura a atenção é com a durabilidade delas. Algumas ficam pretas e aí não há criança que queira comer, não é mesmo?

Para algumas frutas há um truque: passar em agua com limão e, se possível, corta-las com faca de cerâmica. Muita gente diz que a faca de cerâmica é mito, mas eu continuo usando e dá resultado rs… Maçã e pera eu mando cortadas (Joao não come inteira). Para não escurecer, eu corto com a faca de cerâmica e passo numa misturinha de 1 xícara de agua e 10 gotas de suco de limão. Aí eu seco com papel toalha e coloco num potinho bem fechado, de preferencia escuro. Dá uma olhada nessa postagem que eu fiz de uma maçã que eu cortei pela manha e as 16h ainda estava clarinha.

Outras frutas que mando na lancheira: melancia, melão, goiaba (sem semente), uva (sem semente e cortada ao meio), manga, kiwi, banana (inteira e com casca), laranja (picada), mexerica, morango, ameixa.

Outra opção para mandar fruta é coloca-la em iogurte. Eu faço de 2 jeitos: ou faço na noite anterior uma mistura de aveia, iogurte e a fruta (geralmente congelada) ou faço um “iogurte” de inhame com frutas. Não, não fica ruim não… Olhe as receitas aqui e aqui.

 

O que colocar na lancheira – Bebidas:

Aqui a lista é grande!! Eu costumo usar muita polpa de frutas aqui em casa. Acho prático e não corro o risco de descobrir, na hora de montar a lancheira, que a fruta passou e não dá para fazer o suco. Alem do suco ficar bem gelado e conservar melhor até a hora do lanche.

Além do suco, em dias frios, gosto de mandar chá quentinho de cidreira e camomila que o João gosta. Nos dias quentes também rola um chá geladinho!! Tem um de frutas vermelhas que ele ama!!

Agua de coco também é bem bacana para mandar. Opte pelas naturais.

João aprendeu a tomar achocolatado com os amigos da escola, então 1 vez por semana deixo que ele leve.

Um coringa para os sucos é o suco de uva integral. Sempre tenho uma ou 2 garrafinhas na despensa. Se acordei na correria, João leva esse suco…

Agua também vale viu? Pode ser a agua pura ou aromatizada com limão, laranja, hortelã, morango, manjericão… Aqui faz sucesso!

Outro item que uso, as vezes, são os leites fermentados.

 

Aí voce me pergunta: mas não tem perigo de estragar o iogurte, requeijão, frios…?

Na escola do João as professoras colocam os itens na geladeira. Mas, como nunca sabemos quanto tempo isso vai demorar, quando mando de lanche algum item muito perecível, sempre mando junto um “gelo artificial”. Não sabe o que é isso? É uma bolsa de gel que você mantém na geladeira ou freezer e que ajuda a conservar o lanche do pequeno.

Eu uso essa que comprei numa farmácia há muito tempo.

Mesmo a lancheira do João sendo térmica, sempre uso essa bolsa térmica nos dias mais quentes ou quando há itens mais perecíveis na lancheira.

Não comprou a lancheira do pequeno ainda? Aqui tem post fresquinho sobre como escolher a melhor lancheira para seu filho!!!

 

Já comprou a lancheira, mandou o lanche e a lancheira voltou com suco ou iogurte derramado? Sabia como limpar e higienizar a lancheira do seu pequeno! Veja esse post: “como limpar a lancheira do seu filho“.

Autor: Deia Tomaz

Casada, mãe de 1, gestora e produtora de conteúdo dos blogs SeEUfizVCfaz e Igual Lá Em Casa

7 comentários para “Como Montar a Lancheira dos Nossos Filhos?

    fanny Carpentieri

    (24 de janeiro de 2017 - 17:15)

    Dicas preciosas! Frutas e alimentos frescos sempre os preferidos aqui em casa! na correria as vezes rola um bolinho em saquinho…kkkk beijos

    Jaqueline Bernardo

    (24 de janeiro de 2017 - 14:23)

    Dicas e sugestões muito boas pra não errar na hora de mandar o lanchinho pra escola!

    Luciana Emely

    (24 de janeiro de 2017 - 10:32)

    Adorei as sugestões, todas muito práticas. Parabéns.

    Pauleni

    (23 de janeiro de 2017 - 22:08)

    Gostei das dicas pois por aqui acabo sendo bem repetitiva no lanche dos meninos .

    Nossasaogemeos.blogspot.com.br

    Adriano Bisker (@adribisker)

    (23 de janeiro de 2017 - 14:52)

    Me tira uma dúvida: Esta sugestão de lanches é a partir de que idade? Estou mandando as meninas para escola e ainda na dúvida sobre o que por nas lancheiras!

      Deia Tomaz

      (24 de janeiro de 2017 - 18:26)

      Oi Adriano, meu pequeno tem 4 anos, mas dá para adaptar para crianças a partir de 18 meses sem problemas.
      Eu tiraria o achocolatado (com certeza), e daria preferencia para bolos e pães caseiros e produtos com pouco açúcar/sal.

Participe!! Comente aqui!