7 Cuidados que Devemos Ter com Crianças Pequenas na Praia

Verão e muitas familias escolhem as praias como destino de férias, mas você sabe quais os cuidados que devemos ter com as crianças pequenas na praia?

Esses dias estava assistindo o programa “Encontro com Fatima Bernardes” e eles estavam falando sobre como as crianças se perdem na praia. É assustador o numero de crianças que desaparecem momentaneamente, como eles dizem. Por sorte, praticamente todas são encontradas, mas já imaginou o susto de perder seu filho pequeno naquela multidão??? Não gosto nem de pensar no desespero para pais e filhos!

E é exatamente por esse ponto que quero começar a listar os 7 cuidados que devemos ter com crianças pequenas na praia:

1. Pulseira de Identificação

Caso voce não tenha uma pulseira de identificação, chegando a praia vá direto ao posto de bombeiros ou salva-vidas mais próximo. Eles tem uma pulseira onde você vai anotar o nome da criança, seu nome e seu telefone. Assim, caso ela venha a se perder, é possível fazer contato com você e acha-la mais rapidamente.

2. Hidratação e Boa Alimentação

Os cuidados começam em casa, antes de sair para a praia! Opte por um café da manhã com frutas, pães, sucos, nada muito pesado. Isso vai ajudar a criança a brincar melhor. Aproveite e pique algumas frutas, coloque numa bolsa térmica. Fica mais fácil de oferecer a fruta já picadinha, sem contar que assim voce também não gera lixo na praia.

Crianças na praia simplesmente esquecem do mundo! Ajude-as a lembrar que elas precisam de hidratação debaixo do sol. Ofereça, a cada 30 ou 40 minutos, um suco, agua, agua de coco, picolé de frutas, as frutas que você levou.

3. Horário de Sol

Aprendi isso na marra… quando pequena adorava ficar o dia todo na praia… resultado: sempre voltava das férias cheia de bolhas nas costas e no rosto. Tenho marcas até hoje. Com o João sou bem rígida: sol só até as 10h e depois das 16h. Nesse período voltamos para o hotel ou apartamento. Somos brancos demais pra esse sol todo rs…

Além de controlar o horário do sol, sempre passo protetor solar FPS50 OU 60. Geralmente voltamos das férias da mesma cor que fomos kkkkk, mas ao menos ninguém reclama de que o corpo está ardendo. Uma dica que aprendi com uma dermato é passar o protetor uns 30 minutos antes de chegar a praia.

Outra boa opção, são aquelas camisetas com proteção solar. Uso muito no João. Já vi a venda na Hering, na Decathlon e na PUC. Aposte em bonés também!

4. Agua no Umbigo, Vida em Perigo

Tinha um tio que sempre falava isso. Mesmo sabendo nadar desde muito pequena, nunca fui autorizada a entrar no mar sozinha. Meu tio dizia, e com propriedade, que o mar é traiçoeiro e saber nadar em piscina não garante sobrevivência no mar. Minha dica é que sempre acompanhe seu filho dentro da agua, ainda que a agua esteja no umbigo. Se ele se desequilibrar e cair, com a agua na cintura ele já pode se afogar.

5. Cuidado com Boias

Sempre achei que uma boia traria segurança ao João na praia. Em conversa com um bombeiro, amigo da família, ele disse que na praia é exatamente o contrário. Segundo ele, objetos flutuantes são mais facilmente levados pela correnteza. As vezes deixamos a criança ir mais para o fundo com a boia achando que ela não se afogará, mas esquecemos que no mar esse não é o único problema.

6. Brinquedos para Areia

Uma forma de manter os pequenos por perto é levar brinquedos de praia: baldinhos, pás, forminhas… isso garante um castelo e muita diversão. Eu sempre deixo os brinquedos debaixo do guarda-sol e peço que ele faça o castelo a sombra. Claro que ele escapa, mas uma parte do tempo ele fica sob o guarda-sol.

7. Repelente Também Ajuda

Em algumas praias, principalmente no litoral norte de São Paulo, repelente é quase que obrigatório. Tem muito borrachudo nessa região! Como Joao e eu somos alérgicos, sempre levo o repelente para a praia, principalmente na parte da tarde. A dica é passar o repelente e depois o protetor solar.

 

Espero que essas dicas ajudem a fazer das férias na praia um tempo mais tranquilo!!

 

Autor: Deia Tomaz

Casada, mãe de 1, gestora e produtora de conteúdo dos blogs SeEUfizVCfaz e Igual Lá Em Casa

8 comentários para “7 Cuidados que Devemos Ter com Crianças Pequenas na Praia

    Maria Valdirene

    (13 de janeiro de 2017 - 16:58)

    Morro de medo, cuido até demais! Procuro sempre praias menos movimentadas e com águas calmas e mesmo assim do meu lado sempre! Adorei as dicas!

    Mariana

    (13 de janeiro de 2017 - 14:02)

    Adorei as dicas DEia aqui fico sempre atenta e junto com ele é claro, sempre levo pa, baldinho para ele ficar brincando de castelo junto comigo.

    Michele Gobbato

    (13 de janeiro de 2017 - 13:13)

    Adorei as dicas, realmente precisam ficar sempre atentos a tudo, aqui tbm não deixo.ficar sozinho não nem na beira do mar, estamos sempre por perto

    Bjs Mi Gobbato

    Tatiane

    (12 de janeiro de 2017 - 15:25)

    Ótimas dicas!
    Precisamos estar sempre atentas aos cuidados, ainda mais com as crianças que não demonstram medo dá água.

      Deia Tomaz

      (13 de janeiro de 2017 - 08:51)

      Super verdade… essas me assustam muito Tati!

    Luciana Emely

    (12 de janeiro de 2017 - 15:19)

    Adorei as dicas… realmente, todo cuidado é pouco. Ainda mais em período de ferias, precisamos estar sempre atentos. Adorei as dicas. Bjos

    Jaqueline Bernardo

    (12 de janeiro de 2017 - 14:04)

    Meu maior medo é em relação a água e a ele sumir de vista! De resto acho que suas dicas são deveras muito importantes para passar um dia agradável na praia!

      Deia Tomaz

      (13 de janeiro de 2017 - 08:52)

      morro de medo tb!! Nao desgrudo do Joao nem um minuto…

Participe!! Comente aqui!